Infinito Particular

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

"Nenhum homem é uma ilha"

Todos os dias durante o meu trabalho, no intervalo da manhã, coloco meu óculos escuro e sento próximo ao balcão da padaria, com o velho pedido já decorado pela mocinha.
Adoro esses meus 15 minutos...primeiro pq nunca vi manteiga mais gostosa e dpois pq é um catálogo de pessoas estranhas entrando e saindo todo o tempo (estou incluída). Pra mim, que sou vidrada em gente e adoro observar cada um, é divertidíssimo.
Dentre tantas, há uma em especial que me chama atenção nesses 4 meses:
Uma senhora que deve ter entre 60 e 65 anos, sempre muito elegante e maquiada. Eu a acho bonita. Chega cumprimentando a todos, com simpatia! Disfarçadamente, vai chegando até o balcão enqto indroduz uma conversa com a vítima mais próxima e, discretamente, pede para que a mocinha prepare o de sempre. Demorei algum tempo para descobrir qual era o seu pedido: metade de um copo americano de Wisky com um pokim de Leite. Espertinha, fica mesmo mto similar ao nosso famoso pingado. Enqto a funcionária o prepara, ela interrompe a conversa e dá um passeio entre as guloseimas da padoca e escolhe aleatoriamente um monte de "tranqueiras", levando até o balcão para ser embalado. Qdo penso que ela já se esqueceu do pedido, vejo o copo (que a esperava prontinho no balcão a alguns minutos) simplesmente vazio, e pede outro. Bom, esse ritual repete-se tds os dias.
Ela me causava uma curiosidade das grandes! Uma senhora fina, elegante, parecia ter uma vida financeira bem confortável, mas precisava urgentemente de seu Whisky (com leite).
Um belo dia, sou surpreendida por esta senhora, parada ao meu lado, elogiando a minha altura e postura, afirmando que poderia ser aeromoça como ela. Disse que me observava (que ironia) e achava engraçado eu estar sempre de óculos escuro e que era absurdo eu comer pão repleto de manteiga todos os dias e ser magra. Começa então a história real: juro que não recordo seu nome, apesar de ter repetido 3 vezes nesse tempo e ela com certeza tb não se lembra do meu, pois me chama de "gata".
Me contou, inicialmente, da sua vida de aeromoça, das belas viagens, que não havia canto no mundo que não conhecesse, poliglóta, teve homens lindos e ricos, festas, que tb era alta e magra (mas a imagino mto mais bonita..rs), ganhou muito dinheiro e teve muitos prazeres. Demorou, mas rendeu-se a 2 casamentos, sendo que separou-se do primeiro e o último faleceu. Em sua vida glamourosa não coube filhos, mas hoje se delicia com os sobrinhos-netos. Ah, esqueci de dizer que enqto conversávamos, discretamente, fez seu pedido, foi pegar as guloseimas, voltou, bebeu e reiniciou o papo como se não o tivesse interrompido.
Por último me perguntou: vc é casada? Tem filhos? (odeio essas perguntas). Respondi que não. Já namorou bastante? Eu, com risinho sem graça, respondi q sim. Então ela disse: todos esses prazeres são maravilhosos "gata", curta mesmo, faça o que quiser, mas não deixe que a tua força e feminismo se transformem em prepotência. Na juventude somos fortes sozinhos e o mundo parece ser todinho nosso, mas a solidão não perdoa a velhice. Sim, eles te farão falta no futuro e já percebi que vc não bebe "leite".

Dpois desse início de apresentação "forte", nos falamos outros dias e soube mais da sábia senhora do whisky, sua vida dá um livro aventureiro. Mas o que me fez escrever hj é que tem umas 2 semanas q ela não aparece para cumprir seu ritual e qdo perguntei p/ a funcionária, disse que ela tinha sido internada (novamente) por conta do alcolismo.

Preciso ve-la de novo! Primeiro para repreendê-la por me invadir sem pedir licença e dpois para agradecer, pq andei repensando muitas coisas e, realmente, nenhum homem é uma ilha!

10 comentários:

  1. É amiga... De que adianta tantas aventuras, sem formar um círculo de afetos com ninguém?
    Tenho certesa que vc deve ser mais feliz que essa senhora, que está chegando ao final da vida e lógo lógo ninguém mais vai se lembrar dela.
    Um abração... Grande texto!


    Atualizei o blog, passa lá!

    ResponderExcluir
  2. Lindo seu blog!! Gostei do seu texto, querida!

    Passa no meu?
    http://devaneios-meeus.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Apesar de ter uma certa dificuldade de aproximação, também tenho essa estranha/curiosa mania de observar as pessoas. Em ambiente público são horas e horas devaneando; cada um que passa traz seus mistérios e suas dádivas.
    Adorei teu texto, Ma!

    ResponderExcluir
  4. seguindo blog pra comentar mais tarde...


    já curti desde o titulo "infinito particular"


    www.wwfmorales.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Algumas vezes nos afastamos sem nem mesmo pensar da necessidade do outro...
    GOstei da sensibilidade!

    ;D

    ResponderExcluir
  6. Aqui em Curitiba uma aproxuimação dessa forma seria quase impossivel.
    Curitibano leva a sério a história de não falar com estranhos...

    Parabens pelo Blog.

    www.renatolandia.wordpress.com
    www.libanetto.wordpress.com

    ResponderExcluir
  7. www.preguicaalheia.blogspot.com

    Parabéns pelo blog!

    Estou te seguindo!! Entre no meu e se gostar segue também!!!

    Obrigado e abraço,
    P.A.
    ___________________________
    www.preguicaalheia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Caramba, a drescrição do seu texto é ótima e rica em detalhes. Depois você conta se a reencontrou.
    Em relação ao seu coment no meu blog, sobre a proteção de texto, o código eu envio por e-mail.
    Qualquer coisa é só me pedir.
    Abraço e boa sexta-feira

    ResponderExcluir
  9. Só passando pra retribuir sua postagem! E sim, eu criei a postagem do advogado. =) Sempre quando puder passe por lá, tem de tudo um pouco, de história de terror a advogado safado! kkkk E mais uma vez parabéns pelo blog e saiba que sempre vou está de olho nele =)

    ResponderExcluir
  10. Bah, que pingadinho esperto esse hein?!

    Bem, é triste que ela tenha esse vício e tenha sido internada porque nem todo mundo entende que o alcolismo é uma doença. Meu pai era um alcólatra que não bebia há 25 anos. Mas eu sempre tive medo de ficar que nem ele e como eu notei que gosto de beber, procuro ficar em total abstinência para não correr o risco. Acredito que o seguro morreu de velho!

    Bem Mah, era isso. Te espero no meu blog! ;) Beijão e fica com Deus!

    ResponderExcluir

Seja bem vindo(a)! Por favor, caso tenham blog ou site, deixe o endereço no recado para que eu possa retribuir a visita, gosto de conhecer o espaço de vcs.
Brigadinha pelo comentário!!!